O projeto eSocial, do Governo federal, foi instituído pelo Decreto nº8.373/2014. Trata-se de instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e tem por finalidade padronizar sua transmissão, validação, armazenamento e distribuição. A prestação das informações substituirá, na forma disciplinada pelos órgãos ou entidades partícipes, a obrigação de entrega das mesmas informações em outros formulários e declarações que estão sujeitos.

Visando a atender seus clientes na necessidade de geração de informações para a Receita Federal do Brasil dentro da iniciativa do eSocial, a RHMED|RHVIDA disponibiliza seu novo produto integrado ao seu Software de Gestão Ocupacional – web, que oferece:

  1. Informações de Segurança do Trabalho para o programa eSocial referentes aos seguintes itens legais:
    • S-2260 – Acidente de Trabalho – investigação (30 itens)
    • S-2280 – Exposição a agentes nocivos laborais
    • S-2345 – Estabilidade (Cipa, acidentes etc.)
    • S-2360 – Condição diferenciada de trabalho (insalubridade e periculosidade)
    • S-2360 – EPC/EPI – caracterização – controle – conservação
  2. Ferramenta de exportação e transmissão de dados para a iniciativa eSocial.
  3. Módulo de Registro do Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA) que possibilite a realização da gestão e controle dos riscos e de vencimentos.
  4. Criação de histórico das avaliações ambientais.
  5. Módulo de gestão de acidentes com emissão de relatórios informatizados em tempo real.
  6. Módulo de emissão e de guarda do histórico de PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) emitidos pela contratante.


Estamos preparados para lidar com os desafios do eSocial:


A RHMED|RHVIDA desenvolveu soluções para que nossos clientes tenham acesso às informações inseridas em nosso sistema de acordo com os leiautes exigidos pelo governo; são elas:

  • VIA API: Serão disponibilizadas API’s contendo os dados respeitando as regras de cada leiaute do eSocial, poderá retornar tanto XML como JSON. A versão 2.4 está disponível para testes e a partir de Abril/2019 liberaremos a versão 2.5. Nossos clientes, através dos profissionais de TI, poderão acessar o ambiente de testes através de login e senha.
  • VIA FTP: Os arquivos xmls serão gerados conforme a entrada no nosso sistema e enviados via FTP fornecido pelo cliente.
  • VIA SITE: Caso não tenha a possibilidade de integrar pela API e FTP, disponibilizaremos um relatório onde é possível fazer o download do xml dos eventos.

Sistema de Mensageria SST

Pensando em todas as necessidades do mercado para atendimento ao eSocial, a RHMED|RHVIDA está desenvolvendo uma solução de mensageria no âmbito de SST (Saúde e Segurança do Trabalho).

Nesta solução, a RHMED|RHVIDA irá preparar os eventos relacionados à SST, encaminhará tais eventos ao Ambiente Nacional do eSocial e gerenciará este evento até a emissão de um recibo de evento válido pelo eSocial.

S-1060Tabela de Ambientes de Trabalho
S-2210Comunicação de Acidente de Trabalho
S-2220Monitoramento da Saúde do Trabalhador
S-2240Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco
S-2245Treinamentos, Capacitações, Exercícios Simulados e Outras Anotações
S-2221Exame Toxicológico do Motorista Profissional

Os eventos que não retornarem com recibo do eSocial e, cujos motivos se relacionam com os serviços de SST objetos do contrato com a RHMED|RHVIDA, serão analisados pelas equipes operacionais e técnicas da RHMED|RHVIDA e, com as devidas correções, serão encaminhados em novos lotes para que sejam reprocessados pelo Ambiente Nacional do eSocial.

Assim, a Mensageria SST do eSocial RHMED|RHVIDA é um produto diferenciado no mercado que garante à empresa cliente o cumprimento do cronograma e prazos do eSocial.