Qual é a relação entre alimentação saudável e segurança no trabalho?

Qual é a relação entre alimentação saudável e segurança no trabalho?

O crescimento do número de acidentes relacionados ao trabalho no Brasil causa preocupação nas empresas. Em 2022, o país registrou cerca de 613 mil notificações de sinistro, com 2.500 óbitos, 22% a mais do que no ano anterior.Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, iniciativa do Ministério Público do Trabalho, Organização Internacional do Trabalho e diversos órgãos do governo federal.

 

Entre as cidades, São Paulo foi a que registrou, no ano passado, a maior incidência de casos: 51 mil notificações. Em seguida, estão Rio de Janeiro, com 18 mil, e Belo Horizonte, com 11 mil casos.

 

Quando falamos em segurança no trabalho, não podemos nos ater apenas ao debate sobre o uso apropriado de EPIs ou ambiente laboral seguro. A questão é mais complexa e, nos últimos anos, passou a ser analisada de uma forma mais abrangente.

 

Bons hábitos resultam em bons resultados no trabalho e na vida

 

Uma das discussões mais frequentes no mundo corporativo e na sociedade em geral é a importância de uma alimentação saudável. É inegável o seu papel para o bem-estar das pessoas e seus reflexos positivos na qualidade de vida.

 

A adoção de uma dieta pouco saudável causa desequilíbrio no organismo, deixando os funcionários mais propensos à obesidade, dispersos e apáticos. Dependendo da função, o colaborador fica mais sujeito a danos físicos capazes de comprometer sua saúde e jornada laboral.

 

No contexto empresarial, incentivar a alimentação saudável é um meio de garantir maior qualidade de vida aos trabalhadores e ainda elevar a produtividade. Quem se alimenta de forma balanceada, sem ingestão de produtos ultraprocessados, demonstra mais energia e disposição para as tarefas do dia a dia, além de adoecerem menos.

 

Dicas de hábitos saudáveis

 

A RHMED|RHVIDA seleciona alguns hábitos que vão transformar o ambiente de trabalho

 

  • Comunicação interna

 

Dissemine por meio de canais de comunicação da empresa – newsletter, grupos de WhatsApp, lives, boletins etc. – informações relevantes sobre o tema, sugestões de como melhorar a alimentação. Promova também, regularmente, palestras com especialistas.

 

  • Disponibilizar estrutura e profissionais da área

 

As empresas são compostas por pessoas, com comportamentos, estilos de vida e condições de saúde diversas. Logo, disponibilizar profissionais da saúde, como nutricionistas, é fundamental para ajudar cada membro a montar uma dieta equilibrada de forma personalizada.

 

Se possível, aposte em uma estrutura própria de cozinha ou refeitórios. Por aqui ampliamos a copa e estimulamos os colaboradores a levarem sua refeição de casa, mesmo com o fornecimento do vale-refeição.

 

  • Incentivar a prática de atividades físicas

 

A alimentação saudável é essencial, mas tem resultados ainda melhores quando associada a atividades físicas. Assim, incentivar a prática de exercícios se torna fundamental para impactar positivamente a qualidade de vida. Parcerias com academia e flexibilização de horários garantem bons resultados.

 

Mudar a cultura de uma organização é uma tarefa desafiadora e exige planejamento, paciência e trabalho contínuo. Porém, não há dúvidas de que a organização que investe na qualidade de vida e na saúde do seu funcionário está investindo no próprio sucesso.

 

O que sua empresa tem feito para fomentar hábitos saudáveis junto aos colaboradores?