Use a tecnologia a seu favor na saúde ocupacional
Antes de apresentarmos as formas como a tecnologia pode beneficiar a saúde ocupacional, vamos entender a sua importância social. A saúde ocupacional é uma área que se derivou de uma necessidade apresentada pela Medicina do Trabalho, mas ambas têm como objetivo preservar a saúde do trabalhador no ambiente do trabalho.
Enquanto na Medicina do Trabalho o foco é exclusivo na preservação da integridade do trabalhador, na saúde ocupacional a preocupação é com o ambiente laboral como um todo. Ou seja, o foco se dá na redução dos riscos no espaço de trabalho e não somente na prevenção da saúde do trabalhador. Para que isso seja possível, outros profissionais devem estar envolvidos no processo, como engenheiros e psicólogos, por exemplo.
Com o intuito de garantir o bem-estar físico, mental e social do trabalhador e, consequentemente, prevenir doenças e acidentes no ambiente laboral, são propostas diversas ações. Nesse processo, a tecnologia permite que os procedimentos sejam executados com mais rapidez, menos falhas e melhor qualidade, o que garante a execução do trabalho com mais eficiência. Os colaboradores se sentem mais motivados e a empresa preserva a sua equipe, evitando acidentes de trabalho.
Confira algumas tecnologias que podem modernizar a clínica ocupacional:
1- Prontuário eletrônico
A estrutura de um prontuário médico é padronizada e definida pela resolução número 1638/2002, do Conselho Federal de Medicina (CFM). Ele pode ser tanto em papel, quanto eletrônico, neste formato, o armazenamento e acompanhamento dos dados é mais seguro e eficaz.
No prontuário eletrônico não há risco das informações se apagarem com o tempo e é possível anexar exames de imagens e laudos para revisão, o que permite acompanhar a evolução ou a retração de alguma doença.
2- Telediagnóstico
É uma das áreas da telemedicina. Por meio do telediagnóstico, a empresa de saúde ocupacional pode terceirizar a realização dos laudos dos exames, ganha agilidade no atendimento e pode contar com profissionais altamente especializados e de elevado custo de contratação, principalmente em áreas afastadas de grandes centros.
As clínicas também ganham com a terceirização da emissão dos laudos, pois podem ampliar seu atendimento, uma vez que os profissionais antes dedicados à função podem ser direcionados para outras atividades.
3- Sistemas de gestão da saúde ocupacional
Outra tecnologia fundamental para melhorar e organizar o atendimento é um sistema de gestão de saúde ocupacional, através do qual é mais fácil controlar toda a empresa e seus colaboradores. Uma boa ferramenta é capaz de integrar informações dos departamentos, automatizar processos e gerar economia de tempo e uma gestão mais inteligente.
O maior software integrado de gestão ocupacional no Brasil é o SOC, que atende empresas com SESMT e prestadores de serviço na área de saúde e segurança do trabalho. Este sistema permite a integração com outros, como o eSocial e PPRA.
4- WhatsApp Empresarial
O WhatsApp Business, conhecido em português como WhatsApp Empresarial, possui uma versão gratuita para pequenas e médias empresas e uma versão paga para organizações maiores.
A ferramenta permite que a sua empresa envie informações automatizadas para os clientes, como, por exemplo, informando o horário de funcionamento e outros canais para atendimento. Outra função disponível é ter respostas rápidas automatizadas para as perguntas mais frequentes dos clientes.
Quer saber como a RHMED pode te ajudar? Entre em contato com a gente através do email comercial@rhmed.com.br