Diretor da RHMED debate importância das atividades físicas no Canal Futura

O diretor técnico da RHMED, Dr. Geraldo Bachega, participou de um debate no Canal Futura, no programa Conexão, sobre o trabalhador saudável e a falta de exercícios físicos na sociedade brasileira. Atualmente, mais da metade da população não pratica atividades físicas com regularidade, o que afeta diretamente a qualidade de vida do cidadão.

Mais de 50% dos funcionários das empresas que a RHMED atende não praticam exercícios físicos regularmente. Algo muito comum é se exercitar apenas nos finais de semana, o que mais atrapalha do que ajuda, já que a pessoa não tem o preparo adequado e não conta com o acompanhamento de profissionais da área de educação física. No final das contas, trata-se de um risco.

CONSEQUÊNCIAS PESADAS

O resultado dessa falta de atividades físicas é terrível à saúde do trabalhador, causando doenças sérias, como a obesidade, que se agravada, pode ainda gerar outras complicações, como a diabete e a hipertensão.

As empresas também não têm nenhum interesse que isso ocorra, já que o valor gasto com o plano de saúde dos funcionários tende a aumentar. A ideia é olhar a situação de forma holística e incentivar o colaborador a ter uma vida mais saudável, promovendo exercícios, corridas, ginástica laboral, correção de postura, sempre com o objetivo de evitar acidentes e aumentar a produtividade das duas partes.

O diretor da RHMED deu um exemplo concreto disso durante o debate, dizendo que pessoas que não fazem atividades físicas com regularidade tendem a dormir mal, e como o sono é acumulativo, ficam cada dia mais cansadas, aumentando o risco de ocorrer um acidente de trabalho. Isso é ônus para as empresas, que, obrigatoriamente, arcarão com os custos desse problema.

Existem pequenas coisas que o trabalhador pode fazer para melhorar esse sedentarismo, dentro ou fora do ambiente do trabalho, como: trocar o uso do elevador pela escada; trocar o transporte público em pequenas distâncias por uma caminhada e fazer alongamentos diários.

Para ter qualidade de vida é fundamental que você seja um trabalhador saudável. Procure melhorar seus hábitos, escolha uma atividade física que te de prazer, se movimente com regularidade, isso será importante para sua saúde, não só no presente, mas também no futuro.

Se quiser ver o programa completo, clique aqui e acesse ao canal do Youtube do Futura! No site da RHMED, você consegue entender mais sobre saúde ocupacional e qualidade de vida no trabalho, além de conferir nossos outros artigos!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *