Novembro Azul

Novembro Azul: o desafio da prevenção em 2021

Novembro Azul é sempre uma grande oportunidade de falar sobre prevenção do câncer de próstata, principalmente no período tão atípico que estamos atravessando. A campanha celebra um movimento global que promove a conscientização quanto aos cuidados com a saúde do homem e o combate a mitos e preconceitos socioculturais sobre o tema. Anualmente, 21 países fazem parte do esforço para a redução do número de casos e o foco está concentrado em prevenção e diagnóstico precoce da doença.  

No Brasil, o câncer de próstata é o mais prevalente entre pessoas do sexo masculino. Em 2020, foram registrados 66 mil casos no país, que resultaram em mais de 15 mil mortes. 

Segundo especialistas, o longo período de isolamento social, exigido pela pandemia de Covid-19, agravou a situação, já que muitos exames periódicos deixaram de ser feitos e parte dos tratamentos foi interrompida. 

Dados do Ministério da Saúde em relação a 2020 mostram que, pelo menos, 34% dos homens no Brasil não fizeram exames preventivos. Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), também no ano passado, indicou que a procura por cirurgias eletivas urológicas caiu à metade na pandemia.

Em todo mundo, o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum em homens, representando 10% do total de casos de tumores. Apesar de atingir mais comumente pessoas da terceira idade, afeta um número cada vez maior de indivíduos na faixa entre 30 e 40 anos.

RHMED|RHVIDA ressalta importância de ações internas nas empresas

A RHMED|RHVIDA sempre incentivou internamente e junto a seus clientes a realização de ações voltadas à conscientização dos colaboradores sobre o câncer de próstata. Campanhas informativas – eventos, palestras, newsletters e redes sociais, entre outros canais – que ajudassem a disseminar conteúdo sobre o assunto não só dentro das organizações como para as famílias dos trabalhadores e à comunidade. 

Incentivar hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e exercícios físicos, também deve fazer parte da campanha nas empresas. Mesmo que o objetivo central seja a prevenção do câncer de próstata, as medidas trarão ganhos à saúde integral, promovendo, por extensão, benefícios a todo ambiente de trabalho, à imagem da corporação e à produtividade.

A saúde é um dos compromissos ODS

Assim como em outras questões ligadas à saúde, a RHMED|RHVIDA estimula a realização de exames periódicos, que ajudam a precaver e tratar doenças em estágio inicial, com maiores e mais efetivas chances de recuperação. Campanhas do gênero fortalecem a estrutura interna das empresas e consolidam princípios que traduzem a identidade e a cultura da organização.

Ao aderir ao Pacto Global da ONU para 2030, a RHMED|RHVIDA amplificou ainda mais suas ações relativas à saúde dos colaboradores, em todos os seus aspectos, o que é um dos pilares das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Tentar corrigir atrasos no cronograma de saúde para os colaboradores é aconselhável e as empresas ainda podem aprimorar o processo, flexibilizando horários para consultas e exames. 

Em seus primeiros estágios, o câncer de próstata é, quase sempre, assintomático. Estima-se que, em 90% dos casos, só seja detectado em fase mais avançada. Portanto, o check up é mesmo crucial. 

Entre em contato com a gente.