Altas temperaturas do verão exigem hidratação

O verão chega com toda força e as altas temperaturas acendem o alerta de especialistas para a necessidade de hidratação e alimentação saudável. São cuidados essenciais para manter para o bom funcionamento do organismo e prevenir as doenças da estação.

Especialistas lembram também que alimentação leve e hidratação adequada são aliadas imprescindíveis da saúde, mas precisam estar associadas a outras precauções para evitar de desequilíbrio do organismo, como  intoxicação alimentar e desidratação. A intoxicação alimentar – náuseas e vômitos, diarreia, febre, dor de cabeça e desidratação grave, em certos casos – pode ser letal, dependendo da gravidade da infecção. Dicas simples, como evitar a ingestão de alimentos de rápida contaminação fora de casa (maionese e molhos em geral), deixar de consumir alimentos malpassados e sempre lavar as mãos com água e sabão antes das refeições são precauções importantes.

Já a desidratação apresenta sinais clássicos: boca e mucosas secas, sede intensa, longos períodos sem urinar, olhos ressecados e fundos, além de irritação. O não tratamento pode levar à insuficiência renal e problemas cardiovasculares, entre outros. Usar roupas leves, ingerir, no mínimo, de dois litros de água por dia, evitar exposição direta ao sol, principalmente no intervalo das 10h às 17h, não fazer exercícios físicos intensos sob o sol e, fora de casa, ingerir somente alimentos industrializados e de procedência confiável ajudam também a manter o bem-estar.

Confira as dicas essenciais para a saúde no verão:

  • Mantenha a hidratação em dia (2 litros/diariamente). Sucos sem açúcar, águas saborizadas e água de coco são boas opções de hidratação;
  • Dê preferência a alimentos ricos em água, como abacaxi, melancia, laranja-pera;
  • Reduza ou evite o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Evite ou diminua consumo de comida com excesso de gordura;
  • Prefira picolés ou sacolés de frutas a sorvetes cremosos, que têm muito açúcar e gordura.

A RHMED

Empresa piorneira na prestação de serviços de saúde e segurança, a RHMED acumula 22 anos de experiência, com sedes no Rio de Janeiro e em São Paulo e atendimento em todos os estados do Brasil. A empresa apresenta ampla rede de prestadores credenciados, distribuídos por todas as regiões do Brasil, sendo referência no suporte a corporações para que reduzam seus custos com saúde ocupacional e assistencial por meio da inteligência na gestão. Anunciou, em maio, acordo de compra da RHVida, já aprovada pelo CADE. Com a aquisição, a RHMED se torna a maior empresa focada em medicina ocupacional do Brasil, com 600 colaboradores e responsáveis pelo atendimento a mais de 2,5 mil empresas em todo o país. Veja matéria completa aqui!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *