Dezembro Laranja: RHMED pede atenção aos cuidados com a pele

O verão só começa oficialmente no dia 21 de dezembro e desde já o alerta de especialistas em relação aos efeitos nocivos da exposição ao sol e ao calor merecem atenção. Por concentrar ações de conscientização e lembretes dos cuidados com a pele, o ultimo mês do ano ficou conhecido também como Dezembro Laranja.

Atualmente, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é o tipo mais comum entre a população brasileira, correspondendo a 30% de todos os diagnósticos de tumores malignos.

Mas essa realidade pode mudar com ajustes simples na rotina diária. Levantamentos recentes sugerem que mais da metade dos tumores de pele poderiam ser prevenidos e, para isso, evitar a exposição excessiva e constante aos raios solares, além de utilizar correta e recorrentemente o protetor solar, são as melhores medidas. E isso vale desde a infância.

Confira algumas dicas essenciais para não prejudicar a saúde da pele:

  • Usar protetor solar em toda a pele exposta, 15 minutos antes de sair ao sol, mesmo em dias nublados e durante todo o ano. Usar um protetor que ofereça ação de amplo espectro contra os raios UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) de pelo menos 30. Cerca de 70% da exposição solar que sofremos é ocasional. Por isso o uso constante de protetor solar é recomendado independente do que planeja fazer ao longo do dia, principalmente para quem trabalha ao ar livre;
  • Não ficar exposto por tempo ilimitado ao sol, em especial entre as 10h e 16h, quando os raios são mais fortes;
  • Pessoas de pele e cabelos claros e as com sardas são mais propensas a desenvolver o câncer de pele. Por isso, a atenção deve ser maior;
  • Beber água é fundamental para manter corpo e pele hidratados.

E mesmo para quem já se vale dos métodos preventivos, é muito importante consultar o dermatologista: só um médico especializado pode diagnosticar e prescrever o tratamento mais indicado de acordo com o caso.

SOBRE NÓS

A RHMED é referência em Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho no Brasil e conta com unidades próprias no Rio de Janeiro e São Paulo , além de uma ampla rede de prestadores distribuídas em todas as regiões do Brasil. Clique aqui para ler nossos artigos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *