RHMED traz coach português Sérgio Almeida ao Brasil

A RHMED trouxe ao Brasil, pela primeira vez, o coach português Sérgio Almeida, disseminador do conceito “Felicidade nas Organizações” e Diretor da Academia de Neurociências e Educação de Portugal. Almeida fez uma palestra para convidados na última semana, em São Paulo, e falou sobre motivação de equipes na era da indústria 4.0. O evento foi realizado em parceria com a revista Gestão RH.

 Para o palestrante, os novos desafios nos negócios e nas empresas, cada vez mais dependentes da tecnologia, onde conceitos como “internet das coisas” e “big data” transformaram a dinâmica do trabalho, incluem novas habilidades por parte dos líderes e das equipes. As competências exigidas devem equilibrar a experiência (habilidade de saber fazer), o conhecimento (formação e saber), a atitude (o querer fazer) e o comportamento (saber estar, comunicar).

NOVAS COMPETÊNCIAS PARA LÍDERES

Em um estudo apresentado pelo coach, “The future of jobs”, o World Economic Forum define as novas competências para 2020 como uma evolução das soft skills, obrigando os líderes a repensar a forma como fazem a gestão de suas equipes. A criatividade e o pensamento crítico, por exemplo, ganharão relevância maior. Interessante também entender que os millenials, que ocuparão 50% de toda a força laboral no mundo inteiro, procuram, para além do salário e do crescimento na carreira, um “sentido de propósito” em tudo o que fazem e, ainda, o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.

Com base na Neurociência, Almeida compartilhou com os participantes os princípios da chamada “motivação intrínseca”. “Existe sempre um lado emocional em cada decisão que tomamos nas nossas vidas e, desta forma, se queremos motivar alguém, deveremos comunicar com propósito”, disse.

O coach terminou sua palestra falando sobre a teoria de Simon Sinek “Golden Circle”, onde o propósito (why) é fundamental para que todo o processo de ação aconteça de forma sustentada. Segundo o palestrante, é fundamental que cada um dos indivíduos de uma organização saiba claramente qual a sua missão (o propósito), os seus valores (o que o motiva) e a sua visão (onde quer chegar). “Desta forma poderá motivar-se de forma intrínseca e adaptar-se aos desafios do mundo global na era 4.0”, completa.

A RHMED trabalha para que, na área de saúde ocupacional, as empresas cuidem, de forma integrada, da saúde do trabalhador, com a prevenção de doenças físicas e emocionais.  “Investir no bem-estar do colaborador e de seus familiares é ir muito além dos gastos com plano de saúde. Nós oferecemos soluções que auxiliam as empresas a estabelecerem níveis elevados das suas condições de trabalho. Os impactos promovidos por esse tipo de gestão, não ficam somente no ambiente profissional, já que esses benefícios são levados também para a vida do funcionário fora do emprego. O resultado é não só o aumento da qualidade de vida do trabalhador, pois estimulamos que as pessoas tenham o propósito de efetivamente cuidar da sua vida e dos que estão a sua volta, diz Antonio Martin, CEO da empresa.

 Sérgio Almeida é CEO e fundador da Powercoaching, referência na área do Coaching, e fundou o conceito de “Felicidade nas Organizações”. Co-fundador da International Coaching University, Almeida é Master em Coaching pela ICU, escritor, orador e consultor especialista em liderança, estratégia, negociação e vendas. Desde cedo sentiu que o mundo ultrapassava a visão de “fria e racional” adquirida na sua Licenciatura em Engenharia Mecânica da FEUP. Liderou várias equipes comerciais, tendo ganhado, em 2008, o “Challenge Peugeot – Melhor Diretor de Vendas em Portugal”, quando partiu para a descoberta do fascinante mundo do Coaching, das pessoas e das organizações.

Sobre a RHMED

Empresa pioneira na prestação de serviços de saúde e segurança, a RHMED acumula 22 anos de experiência, com sedes no Rio de Janeiro e em São Paulo e atendimento em todos os estados do Brasil. A empresa apresenta ampla rede de prestadores credenciados, distribuídos por todas as regiões do Brasil, sendo referência no suporte a corporações para que reduzam seus custos com saúde ocupacional e assistencial por meio da inteligência na gestão. Anunciou, em maio, acordo de compra da RHVida, já aprovada pelo CADE. Com a aquisição, a RHMED se torna a maior empresa focada em medicina ocupacional do Brasil, com 600 colaboradores e responsáveis pelo atendimento a mais de 2,5 mil empresas em todo o país. Entenda mais aqui!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *