Dia Mundial de Controle do Colesterol: RHMED alerta para cuidados

Data instituída pelo governo há 15 anos, o Dia Nacional de Controle do Colesterol tem o objetivo de conscientizar a população sobre as doenças decorrentes da elevada taxa de colesterol sanguíneo e a importância da prevenção e de formas de tratamento.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 30% da população brasileira têm colesterol alto, o que corresponde a 77 milhões de pessoas em todo país. Os índices cresceram nos últimos anos por conta de maus hábitos alimentares, especialmente causados por rotinas estressantes de trabalho. Segundo estudos, certas profissões, como a de motorista, oferecem mais riscos de desenvolver o problema do que outras.

O colesterol é uma substância gordurosa encontrada naturalmente em nosso corpo. Ele tem o papel vital de manter cada célula do corpo funcionando adequadamente. Entretanto, o acúmulo de colesterol no sangue pode aumentar o risco de doenças do coração. Há doistipos colesterol: HDL e LDL. O primeiro é bom para nosso coração. Ele carrega colesterol das artérias para o fígado, onde é eliminada. Já o LDL, carrega colesterol do fígado para os tecidos do corpo. O colesterol ”ruim”, em grande quantidade no corpo, pode se acumular nas células e nas artérias, levando a complicações as funções cardiovasculares.

Alguns hábitos podem prevenir o colesterol alto:

  • Exercícios físicos;
  • Alimentação saudável, dando preferência a alimentos como frutas, legumes e verduras;
  • Consumo de duas colheres de azeite de oliva por dia na salada;
  • Um copo de leite ou iogurte (mesmo para adultos);
  • Tomate, suco de uva e aveia ou soja ajudam a reduzir os índices de colesterol e propiciam uma vida mais saudável;
  • O salmão é ótima alternativa para aumentar a ingestão de ômega 3;
  • Castanha-do-pará é rica em nutrientes, como ácidos graxos, vitaminas B e E, proteína, fibras, cálcio e fósforo;
  • Linhaça promove o aumento do colesterol HDL (colesterol “bom”).

É importante visitar regularmente um médico e ficar atento às taxas lipídicas, que sempre nos indicam como está a saúde.

Como podemos te ajudar?

A RHMED é especialista em Saúde Ocupacional e Segurança no Trabalho e atua há mais de 20 anos no mercado. São mais de 500 mil vidas atendidas por profissionais qualificados e dedicados aos clientes. Estamos também está nas redes sociais! Siga aqui nosso perfil no LinkedIn!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *